Projeto propõe que Guarda Civil Municipal utilize drones no combate ao crime

Proposta será apresentada pelo vereador Igor Oliveira na sessão desta quinta-feira, 24 de agosto
Projeto propõe que Guarda Civil Municipal utilize drones no combate ao crime

Foto: Silvia Morais

O vereador Igor Oliveira (PMDB) apresenta na sessão de hoje, 24 de agosto, um projeto de lei que Institui diretrizes para o Incentivo ao uso de drones nas ações de combate ao crime pela Guarda Civil Municipal.

Esses aparelhos, conhecidos como VANTs (veículos aéreos não tripulados), são capazes de ajudar as forças de segurança a mapear áreas, percorrer grandes distâncias e até mesmo prevenir problemas sem gerar grandes custos ao poder público. Sendo esta uma grande preocupação do vereador, não gerar gastos ao município.

Com a lei 14.021, de 04 de julho deste ano, a Prefeitura, através de parcerias com a iniciativa privada, pode buscar apoio para conseguir os aparelhos. ‘Nós, inclusive, apoiamos o projeto do executivo e aprovamos essa lei’, disse Igor.

Essa iniciativa já deu certo em algumas cidades do mundo e, recentemente, foi implantada em São Paulo.

Outras partes importantes do monitoramento serão analisar áreas de proteção ambiental, monitor áreas em situação de risco pela Defesa Civil e contribuir para ações dos guardas em parques municipais.

Além disso, os drones permitem ações integradas entre a Guarda e as Polícias Militar e Civil, não apenas na questão do apoio do equipamento, mas também no registro contínuo de imagens que possam contribuir para investigações futuras.

Recentemente o vereador também propôs um projeto para que a Secretaria da Saúde utilize os aparelhos no combate ao mosquito da dengue. A lei foi aprovada pelo executivo e sancionada em março.